1. APRESENTAÇÃO
Em 2014, foi aprovada a criação do curso de Engenharia Metalúrgica que iniciou sua atividade no primeiro semestre de 2015.A Metalurgia é de suma importância no desenvolvimento de todos os países industrializados. Diversos setores da indústria tais como o de Informática, Biotecnologia, Nanotecnologia, Petróleo e Gás, Automobílistico, Ferroviário, Transportes, Construção Civil, Naval, Aeroespacial,além de outros , se desenvolvem em paralelo com a metalurgia. Sendo uma indústria de base, a ela se beneficia do crescimento desses setores que demandam novos materiais, equipamentos e processos. Vários indicadores econômicos tais como o consumo de aço per capta, o consumo de metais e determinadas ligas como o aço inoxidável, ligas de cobalto, cromo e molibdênio ou metais raros e radioativos são indicadores de desenvolvimento de uma região ou país.
2. PEFIL PROFISSIONAL
O Curso de Engenharia Metalúrgica visa à formação de profissionais polivalentes, empreendedores e inovadores, com sólida base científica e tecnológica, preparados para se adaptarem ao mercado e suas oscilações e que os tornem capazes de prever, projetar e implementar as necessárias e constantes inovações tecnológicas em diferentes áreas de atividades.
Tal perfil tem por objetivo a formação de Engenheiros Metalúrgicos com sólida formação técnica e científica que habilite o profissional a produzir, utilizar tecnologias existentes e desenvolver novas tecnologias além de proporcionar uma atuação baseada no senso crítico e no exercício constante da criatividade, na identificação e resolução de problemas. Tais recursos devem ser usados para lidar com questões técnicas, políticas, socioeconômicas, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística em prol da sociedade.