Curso
O Curso:
A área de eventos tem crescido em todo país, primeiro país latino-americano a figurar entre os Top 10 do ranking da ICCA (International Congress and Convention Association - principal entidade mundial do setor) em 2006, o Brasil firma a vocação para receber eventos internacionais. Foram 254 eventos internacionais realizados em 2008 dentro dos critérios da associação sendo que em 2003, o Brasil ocupava a 19ª posição.
Vivemos um momento singular na área, em função da captação dos dois megaeventos (eventos de grande porte com repercussão internacional): a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Estes fatores contribuem para construir um cenário de ampliação e investimentos no setor de eventos no nosso país.
Além, todo município organiza eventos, seja na esfera pública (como comícios, eventos beneficentes, eventos culturais, educativos e esportivos, dentre outros) ou privada (como casamentos, aniversários, shows, festas de 15 anos, eventos empresariais, etc). Sendo assim os eventos sempre existiram nas cidades, porém acompanhamos agora um cenário diferenciado: a valorização de profissionais aptos a cuidar com profissionalismo do planejamento e da organização destes eventos.
Duração
O curso terá a duração de 1 ano e meio, distribuídos em 3 módulos. Nestes módulos os alunos terão contato com diversas disciplinas profissionalizantes, sendo que ao final do 3° módulo os alunos terão que executar um trabalho final, que é o planejamento e a organização de um evento.
Para se tornar um técnico em Eventos, o aluno terá que cursar com êxito as disciplinas e também concluir 360 horas de prática profissional (experiência na área como: estágio, trabalho voluntário ou trabalho remunerado).
Quer saber mais sobre os critérios de prática profissional? Entre aqui:
http://www.jf.ifsudestemg.edu.br/index.php?centro=relacoesempresariais/relacoes.php&abre=s
Professora-orientadora de estágio: Gheysa Lemes Gonçalves Gama
Perfil do Profissional:
O profissional qualificado para trabalhar na área de eventos será habilitado a trabalhar nas áreas específicas de organização de eventos, como cerimonial e protocolo, alimentos e bebidas e montagem e decoração; e atuar também na área de gestão de eventos, no processo de captação, planejamento e organização; portanto deverá ser um profissional empreendedor, dinâmico e pró-ativo para liderar a execução de um evento em todos seus detalhes, como os recursos humanos, marketing, logística, captação de patrocínio e outros diversos. Ainda, o profissional deverá ter capacidade de trabalhar em equipe e com responsabilidade, já que todos eventos precisam de uma variedade de profissionais envolvidos, que varia de acordo com a complexidade e tamanho do eventos a ser executado.
Competências
O Técnico em Eventos deverá possuir as seguintes competências:
· Realizar atendimento ao público.
· Trabalhar em equipe.
· Captar patrocínios.
· Dominar técnicas de comunicação verbal e redação.
· Operar programas básicos de informática.
· Conhecer a estrutura de funcionamento de um evento, desde seu planejamento à sua operacionalização.
· Dominar as normas e procedimentos de cerimonial, protocolo e etiqueta profissional para cada tipo de evento.
· Supervisionar o conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento.
· Administrar, coordenar e contratar pessoal para a realização de eventos.
· Identificar e administrar o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos na realização de eventos.
· Elaborar projetos de eventos.
· Supervisionar e proceder no serviço de recepção de eventos.
· Realizar os procedimentos de pós-evento.
Campo de Atuação
O técnico em Eventos terá capacitação para atuar no planejamento e na organização de eventos, sejam de cunho científico (como palestras, simpósios, congressos, workshop), de cunho artístico-cultural (como festivais, desfiles, exposições, festas, bailes) ou de cunho esportivo (como olimpíadas, copas, torneios).
Além, o profissional poderá trabalhar em empresas que necessitam de um profissional para planejar os eventos, como na hotelaria; nos buffets; em empresas de montagem e decoração de eventos; em espaços locados para eventos; dentre outros.