O QUE É A SECITEC

A Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (SECITEC) é um evento que busca promover uma interface com a sociedade, integrando discentes, servidores (docentes, técnico-administrativos e terceirizados) e comunidade em torno dos programas científicos, tecnológicos e culturais da instituição apresentando a produção desenvolvida pelo IF Sudeste MG – Câmpus Juiz de Fora em suas três grandes áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão A SECITEC abriga cinco grandes eventos: a tradicional Semana do Técnico, o Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia e, inaugurando, o Seminário de Extensão, IF Cultural e Semana da Graduação.

O evento ocorrerá após a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual foi instituída por Decreto Presidencial em 2004 e desde então é comemorada anualmente no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia e com a colaboração das entidades nacionais vinculadas ao setor, tendo por finalidade promover a divulgação científica e tecnológica.

O tema deste ano é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social".

Entre seus objetivos estão

i. Promover a integração de estudantes dos cursos técnicos de nível médio e superior com o mercado de trabalho, bem como suas oportunidades;

ii. Promover a divulgação das atividades de ensino vinculadas ao Programa de Treinamento Profissional I, Programa de Incentivo à Docência (PIBID) e outras apresentações de práticas pedagógicas, programas/projetos; resumos de dissertações/teses (mestrado/doutorado);

iii. Promover a divulgação das atividades de pesquisa e inovação vinculadas ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica nível médio, superior, Iniciação Tecnológica e do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

iv. Promover a divulgação das atividades de extensão vinculadas ao Programa de Treinamento Profissional II, Programa de Educação Tutorial (PET) e Projetos de Extensão;

v. Promover a apresentação de atividades artístico-culturais de alunos e servidores;

vi. Promover a integração da comunidade acadêmica por meio da circulação e produção dos saberes científicos e culturais inerentes ao câmpus.

vii. Promover a integração com a comunidade externa ao câmpus Juiz de Fora.

Comissão Organizadora

Jefferson de Almeida Pinto | José Honório Glanzmann | Luis Oscar de Araujo Porto Henriques | Maria Teresa Dominato de Almeida Mansur | Maximo Leon Feital | Miguel Fabiano de Faria | Pedro Farnese | Rodrigo Rodrigues Alvim da Silva | Sandro Roberto Fernandes


EVENTOS

Semana do Técnico

A tradicional Semana do Técnico é o evento que busca promover a participação da Comunidade Escolar, em geral, diversificando os temas abordados. A partir de 2009, este evento passou a ser realizado juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nesse ano, foram realizados 60 eventos incluindo palestras técnicas, mini-cursos, teatro e atividades artísticas. No mesmo periodo foi promovida a I Mostra oportunizando alunos e professores a apresentarem seus trabalhos. Empresas da região também tiveram espaço para apresentarem novos materiais e tecnologias aos alunos do Câmpus. Atualmente, estamos na 41ª edição da Semana do Técnico, abordando o tema proposto pela SNCT: "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social".





Semana Acadêmica da Graduação

O Câmpus Juiz de Fora, sucessor do Colégio Técnico Universitário (CTU), integrou os cursos de graduação aos cursos técnicos já existentes: Engenharia Mecatrônica, Licenciatura em Física e Bacharelado em Sistemas de Informação. A partir de então, originou-se a Semana Acadêmica da Graduação, a qual visa apresentar à comunidade acadêmica os diversos projetos desenvolvidos neste nível de ensino, além das demais atividades propostas a esse segmento.





Seminário de Extensão

O Seminário de Extensão está em sua segunda edição na programação da SECITEC 2014. O evento traz a apresentação de Projetos de Treinamento Profissional II e Extensão desenvolvidos no Câmpus Juiz de Fora por alunos, professores e servidores.





IF Cultural

O IF Cultural do Câmpus Juiz de Fora tem por objetivo revelar o potencial de alunos e servidores em diversos segmentos culturais, como: dança, canto, desenho, pintura, poesia, música, fotografia e muito mais. Para a segunda edição do IF Cultural estão previstas diversas apresentações musicais e atividades artísticas dos talentos existentes no Câmpus Juiz de Fora.





Simpósio de Pesquisa, Inovacão e Tecnologia

O Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia é organizado desde 2011 pela Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DPIPG) do Câmpus Juiz de Fora , pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) e apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQINOV).

O Seminário de Iniciação Científica é uma oportunidade de jovens pesquisadores vinculados ao Ensino Técnico de Nível Médio e ao Ensino Superior do Câmpus Juiz de Fora de apresentarem os resultados parciais ou finais dos projetos de iniciação científica a que estão vinculados. No ano de 2013, a Coordenação de Pesquisa da DPIPG contou com mais de 150 registros de estudantes envolvidos em atividades de Pesquisa.

Comissão Científica
Alessandro Del'Duca Teixeira - Núcleo de Biologia | Isabela Miranda de Mendonça - Núcleo de Elétrica | Judith de Paula Araújo - Núcleo de Matemática | Marinez Maciel da Costa - Núcleo de Metalurgia | Marlon Cesar de Alcantara - Núcleo de Educação

O Seminário de Inovação Tecnológica tem por objetivo difundir a cultura de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica no Câmpus Juiz de Fora estimulando a adequada proteção das inovações (patentes, marcas, registros, direitos autorais, transferência de tecnologia e ações inerentes) geradas pela comunidade interna e externa ao Câmpus Juiz de Fora.

A Mostra de Atividades Acadêmico-Científicas é voltada para os todos servidores do Câmpus Juiz de Fora no intuito de ser um canal aberto de trocas acadêmicas por meio da divulgação de pesquisas e outros trabalhos acadêmicos resultados de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu a que se envolvem.